terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escolas públicas baianas recebem máquinas de escrever em Braille

A instituição americana Perkins: School for the Blind, especializada na educação e inclusão de pessoas com deficiência visual, está fornecendo ao Brasil 625 máquinas de escrever em Braille, que serão distribuídas a escolas públicas do país. O estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação (SEC), vai receber, em 2010, máquinas para as 22 novas Salas de Recursos Multifuncionais tipo 2, que atendem a portadores de deficiências visuais e cegos.

Segundo o coordenador de Educação Especial da SEC, João Prazeres, estão sendo criadas e entregues no estado até o fim do ano 432 salas multifuncionais, divididas entre os Tipos 1 – que atende a todos os tipos de necessidades especiais, menos cegos – e 2 – que atende também a cegos, além de portadores de outras deficiências. Segundo informações da assessoria de comunicação da Perkins no Brasil, a Bahia vai receber 38 dos equipamentos de escrever comprados pelo Ministério da Educação (Mec), por meio da revendedora autorizada Civiam, que ganhou a licitação para realizar o trabalho.

Além das máquinas de escrever, também foram adquiridas pelo Ministério da Educação 55 impressoras de grande porte para a modernização do parque gráfico dos Centros de Apoio Pedagógico (CAPs) para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual. Parte delas também está sendo trazida para as escolas baianas, mas a SEC não soube precisar a quantidade exata. “Além das máquinas de escrever, estão vindo outros equipamentos para as novas salas de recursos multifuncionais, como computadores e impressoras para atender aos alunos cegos e de todas as deficiências”, ressalta Prazeres, lembrando que o levantamento de quais escolas já receberam os equipamentos está em fase de apuração.

As escolas agraciadas com os equipamentos para cegos estão localizadas nos seguintes municípios: Salvador (3 escolas na capital vão receber), Simões Filho, Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Buerarema, Itajuípe, Nova Açoures, Água Fria, Serrinha, Valente, Jaguaquara, Jequié, Itaberaba, Irecê, Ibiassucê, Correntina e Urandi, no sudoeste do estado.

Além dos equipamentos adquiridos este ano, os recursos já existem antes de 2010 em municípios como Cícero Dantas, Itabuna, Eunápolis e Barreiras.

As salas de recursos multifuncionais são locais onde acontece o atendimento educacional especializado a portadores de deficiências nas escolas estaduais, no turno oposto ao da classe regular. Nesses momentos, é oferecido complemento curricular com profissionais devidamente treinados, que atendem a estudantes de todas as séries escolares com necessidades. Segundo o coordenador, pessoas de outras escolas também podem receber atendimento nessas salas, além de membros da comunidade e da rede particular de ensino.

Até o momento, 500 máquinas já foram distribuídas em todo o país, de acordo com informações da Civiam. Em outubro, os outros 125 equipamentos serão encaminhados às escolas restantes.

A nova linha de máquinas de escrever em Braille foi lançada pela Perinks no início deste ano e conta com teclas supersensíveis e dispositivo que apaga erros de digitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário